Análise da música "Índios" de Legião Urbana


     A música "Índios" da banda Legião Urbana é muito comum na boca do povo quando o assunto é MPB ou Pop-Rock brasileiro, porém, muitas pessoas só cantam da boca pra fora, sem saber exatamente o sentido da música. Por isso trazemos para vocês uma análise da música voltada para o índio na época do "descobrimento" do Brasil.


     É possível observar que a música faz referência aos índios que aqui viviam no passado, e como foi a relação desses índios com os portugueses que chegaram no final do século XV. É possível observar que a chegada dos portugueses trouxe diversos problemas para os índios, envolvendo diversos roubos, envolvendo o ouro que estava aqui, a cultura indígena e o roubo da vida desses índios.    
     Logo na primeira estrofe no é mostrado uma menção sobre o roubo do das riquezas presentes no território brasileiro:

"Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha"

   A música critica também a ganância dos portugueses e a morte dos índios,que imaginavam que ganhavam presentes, enquanto ganhavam apenas doenças trazidas pelos "descobridores" nas embarcações.

"Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse vistos como o mais importante
Mas nos deram espelhos 
E vimos um mundo doente"

    É possível perceber o processo de catequização dos indígenas em duas estrofes, sendo que uma delas ainda traz a crítica da divisão das tribos entres os padres jesuítas e os portugueses que queriam escravizar os nativos para a exploração das riquezas.

"Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três 
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
É só maldade então, deixar um Deus tão triste"
[...]
"Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios 
Não ser atacado por ser inocente"

    A música inicialmente, se mostra como um retrato da chegada dos portugueses e da relação dos nativos, porém, há também uma conexão com a atualidade, onde os índios na música são uma metáfora para as pessoas puras e inocentes do mundo atual. Como esse blog é voltado para a relação do índio e da literatura, não me aprofundarei nessa análise, mas deixo como sugestão a análise do site Letras, que é focada principalmente nessa associação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Índio no romantismo