O Índio no romantismo
Com o início do Romantismo, percebe-se a vontade de regressar e narrar o passado, buscando sempre romantizar este. O indianismo não foge disso. Os escritores que decidiram escrever neste tema, buscaram na figura do índio o passado da nação brasileira. Como estas obras foram escritas no séc XIX, existe uma grande diferença temporal entre a época escrita e a época narrada e portanto, há uma grande distorção da imagem do índio para se adequar ao padrão do livro. Ocorre portanto, uma reconstrução da tradição através da busca de uma identidade nacional. A imagem do índio gerada pelas obras do Indianismo reforça a a necessidade do europeu
para a sua aceitação e a de seus autores, em território nacional.
Ligada a tal sujeição, vemos, em O guarani,
"a figura do índio belo, forte e livre" moldado em uma óbvia comparação com o colonizador. É dito em diversos momentos a característica heroica do índio Peri, aquele que tudo faz. Peri, é nada mais do que a representação de um herói medieval, uma apologia aos cavaleiros já retratados em obras europeias, um exemplo sendo as sagas de aventura do Rei Arthur. Também se torna clara, a posição submissa de Peri, à Cecília e a toda sua família. Mesmo este sacrificando tudo para o bem estar da família, não é aceito ou visto como seu igual, somente sendo incorporado a família após a conversão para a religião católica.
Já em Iracema, temos uma visão legitimadora e aprovadora da colonização demonstrada pela sujeição e o sacrifício da protagonista e também dos personagens secundários, Poti e Irapuã, respectivamente herói e vilão da história. Percebe-se que Alencar reconhece o papel do indígena na construção da nossa civilização, desde que tenha consciência de seu lugar e saiba aceitar sua posição subalterna e submissa, a exemplo de Poti. Essa visão conformista e legitimadora da colonização é reforçada pela transformação da história em lenda ou mito, que desobriga o autor de sentir empatia e criticar o problema da infidelidade aos fatos históricos que envolvem o processo violentíssimo da colonização. Nas obras de Alencar, percebe-se que as alianças feitas entre o colonizador e índio, possui um alto preço, a sujeição, quando não o sacrifício deste para a construção de uma civilização.
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Peri e Cecília - Pintura "O Guarani"
Fonte: Salão Nobre do Teatro de Amazonas
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Ilustração da obra Iracema, escrita por José de Alencar. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iracema |
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