Povos Indígenas no Brasil

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América, havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava a 5 milhões de nativos, aproximadamente.

Povos indígenas habitam o território brasileiro, bem antes da chegada dos portugueses.
Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-populacao-indigena-no-brasil.htm

Esse número ao longo dos anos, sofreu um considerável decréscimo entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Seja por extermínio,  por doenças trazidas pelos colonizadores e a escravidão,foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar. De acordo com o Instituto Socioambiental, os povos indígenas têm crescido em média 3,5% ao ano.

A Constituição Federal do Brasil de 1824, não contemplava a existência de povos indígenas, considerando assim que a sociedade era  homogênea. Já na Constituição Federal de 1988 passou a considerar a pluralidade étnica, evidenciando a questão da proteção às comunidades indígenas e estabelecendo prazo para que suas terras fossem demarcadas. Em 1910, foi criado o Serviço de Proteção ao Índio, sendo, o órgão federal responsável pela política indigenista. E em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (Funai), cuja função está relacionada à delimitação, à demarcação, à regularização e ao registro das terras indígenas. 

A partir disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)passou a incluir os povos indígenas no censo demográfico. Segundo a Funai, a população indígena cresceu cerca de 150% na década de 90 devido ao aumento de pessoas autodeclaradas indígenasEsses povos têm sofrido, diversas discriminações e negações dos seus direitos especialmente associados às mudanças no cenário político. Em 2007, 92 indígenas foram assassinados, aumentando para 138 o número em 2014. O estado do Mato Grosso do Sul é o que apresenta o maior número de assassinatos.

Povos Indígenas Atualmente

O Censo Demográfico 2010 contabilizou a população indígena com base nas pessoas que se declararam indígenas no quesito cor ou raça, e para os residentes em Terras Indígenas que não se declararam, mas se consideraram indígenas.

O Censo 2010 revelou que, das 896 mil pessoas que se declaravam ou se consideravam indígenas, 572 mil ou 63,8% viviam na área rural e 517 mil, ou 57,5% moravam em Terras Indígenas oficialmente reconhecidas. Ele também permitiu averiguar as áreas de maior concentração indígena, sendo a Região Norte do país a que possui maior número de indígenas, e a região Sul é a que apresenta menor número. Essa informação, é perceptível analisando o gráfico abaixo:

Indígenas nas cinco regiões do Brasil.
Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/quem-sao?start=1

Etnias Indígenas no Brasil

O Censo Demográfico 2010 divulgou a existência de 305 etnias diferentes no Brasil e 274 línguas indígenas. Neste link abaixo, está um PDF apresentando, um folder completo com dados, fotos e várias informações produzido pelo IBGE:
https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/folder_indigenas_web.pdf

A população Indígena, decaiu em número gravemente desde o século XV com a chegada dos portugueses.  De 5 milhões de nativos que habitavam o Brasil, hoje temos 896 mil, número que não é nem um terço do que se tinha inicialmente. Este mapa mostra muito bem isso, onde o máximo em algumas partes do Brasil é acima de 5.000 o que é muito pouco.


População Indígena total- Censo 2010
Fonte: https://indigenas.ibge.gov.br/mapas-indigenas-2.html

Tribos Indígenas no Brasil


Aldeia Pinoty, indíos Kua Wajãpi, no interior do Amapá.
Fonte: https://indigenas.ibge.gov.br/galeria-2.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise da música "Índios" de Legião Urbana

O Índio no romantismo