Escritores Indígenas Brasileiros Que Vale a Pena Conhecer
Após as discussões sobre o Romantismo Indianista e tantas visões sobre os povos indígenas, gostaríamos de recomendar escritores indígenas, que contam suas historias e vivências com muita sinceridade, demonstrando o que realmente significa ser indígena.
Daniel Munduruku

Daniel Munduruku é um escritor e educador brasileiro, sendo graduado em Filosofia, História, e Psicologia. Ele é um membro do povo indígena Munduruku. Seus livros tratam da vida e contos indígenas tradicionais que receberam diversos prêmios.
Obras mais famosas:
- A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor, Global Editora, 2011
- Você lembra, pai?, Global Editora, 2005,
- Sabedoria das águas, Global Editora, 2004
- Contos indígenas brasileiros, Global Editora, 2005
Ailton Krenak

Ailton Krenak é um líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Pertence a etnia indígena Krenak.
Obras:
- Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
- O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
A seguir a entrevista de Ailton krenak dada exclusivamente a Amazônia Real, onde respondeu perguntas importantíssimas como:
" Estamos em um período muito hostil contra os povos indígenas. Não apenas como política de Estado de um governo anti-indígena, mas de pessoas comuns, que atacam em diferentes espaços. Como você analisa essa situação?";
"Como chegamos nessa situação tão grave?";
"Como é possível enfrentar, que estratégias e quais ferramentas usar para não sucumbir?";
"Há um sentimento muito explícito, hoje, de agressão aos povos indígenas que não vem apenas do agente público. Muitos estão se sentindo à vontade para atacar os indígenas e demais grupos sociais de minorias. O que acha?" entre várias outras.
Eliane Pontiaguara

Eliane Potiguara, é uma professora, escritora, ativista e empreendedora indígena brasileira. Fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas.
Obras:
- Metade Cara, Metade Máscara. Uk'a Editorial. (2018)
- O Pássaro Encantado. Uk'a Editorial (2014)
- A Cura da Terra. Uk'a Editorial (2014)
- A Terra é a Mãe do Índio.Uk'a Editorial (1989)
Lia Minapotv
Lia Minapoty é uma brasileira, da tribo indígena maraguá (situada na Amazônia), é palestrante e atua na causa de reconhecimento da literatura indígena.
Obras:
Tainãly, uma menina maraguá. Editora Maracá. (2014)
Com a noite veio o sono. Editora Maracá. (2011)
Comentários
Postar um comentário